Friday, November 13, 2009

Diario de Bordo IV: Calor e sol em Londres, acredite se quiser (03/11/2009)






E a viagem para Londres foi uma das piores que eu ja fiz. O onibus parou duas vezes na fronteira, uma do lado frances e outra do lado ingles. Uma senegalesa que tentava entrar pela segunda vez na Inglaterra em menos de uma semana, fez com que nosso onibus ficasse retido um tempao na fronteira. Quando nos liberaram, a passagem do canal estava fechada e tivemos que esperar mais uma hora parados no onibus. Quando chegou minha hora de passar pela oficial de imigracao, nao conseguia achar minha passagem de volta pro Brasil. Nessa altura da viagem, quando eu procuro algum papel acho um bilhete de metro de Barcelona, ingresso pra monumento em Granada, mapa de Madri, mas nunca o que eu estou procurando. Ela ficou meio impaciente, mas eu falei que estava salvo no meu netbook e por sorte era o exato modelo que ela estava pensando em comprar.Comecamos a conversar a respeito e ela se esqueceu falou pra passar. Chegar em Londres e dificil e a estacao de metro parece ter sido feita para se perder propositalmente. Ainda bem que podia contar com os ingleses que sao infinitamente mais simpaticos que os espanhois (que nao sao muito solicitos) e os franceses (que sao franceses, ora bolas, precisa dizer mais alguma coisa?). Toda as vezes que precisei de ajuda, todos fizeram questao de colaborar.
No primeiro dia me instalei na casa dos meu amigos Gustavo e Mariana Feijoo e ele me levou pra conhecer um pouco da cidade. Fomos aos museus de historia natural e de ciencias, depois rodamos a Picadilly Circus e o Soho tomando umas "cervejinhas". O problema e que o copo da cervejinha aqui equivale a uma garrrafa de cerveja no Brasil, ou seja, depois de tres ou quatro cervejas eu ja estava indo ao banheiro de 15 em 15 minutos.
O clima em Londres estava incrivel e as pessoas por todo lado estavam falando de onde de calor. Acreditem ou nao, eu tive que comprar um casaco mais leve porque o meu casaco estava esquentando muito. O Gustavo me levou pra visitar as lojas aqui e realmente eles tem coisas que eu so acredito porque vi. Alguem consegue imaginar uma loja de escalada que possui uma parede de escalada de gelo dentro da loja? E uma loja com uma camara fria so pra testar casacos com leitor infravermelho pra identificar onde o casaco esquenta e onde ele nao esquenta no frio?
Fui conhecer o Borough Market que e como se fosse a feirinha de Sao Cristovao daqui um tiquinho de nada mais sofisiticada. Comi que nem um condenado pra compensar minha alimentacao baseada em hamburguer e cerveja de Paris. Ainda visitei o Imperial War Museum que e um museu dedicado a contar a historia de guerras e conflitos diversos (a versao deles e claro) e o Westminster Abbey. O Westminster Abbey e um passeio com a cara do meu irmao. La estao os tumulos do Darwin e do Newton, sem falar de Geoffrey Chaucer, Charles Dickens, Lord Byron e diversos monarcas ingleses e personalidades. E uma aula de historia. Logo que entramos no predio estamos no exato lugar em que foram coroados todos os monarcas ingleses desde o seculo XI e onde sao velados os membros da familia real. Fiquei um tempao procurando o tumulo do Darwin ate um cara falar que eu estava pisando nele (oops!). Pisei ate no Churchill.Claro que nao podia tirar foto, mas claro que eu tirei. Desenvolvi uma tecnica bem simples. Entreguei o audioguide na entrada e me dirigi ao local que queria fotografar. Quando chegou um ingles muito puto falando que nao podia fotografar eu rebati com a cara mais lavada com um "No hablo ingles" e desembestei pra saida. Apos o passeio almocei na casa do Gustavo e da Mariana que e num bairro muito maneiro digasse de passagem. A Mariana que fez o almoco e estava maravilhoso. Mal acabei o almoco esta na hora de correr pro aeroporto para seguir pro meu proximo destino, nada menos que Amsterdam.
O voo pra Amsterdam foi otimo. A chegada tambem foi muito tranquila e o hostel que eu escolhi era realmente num local incrivel. Localizei o hostel com facilidade e quando ja estava sonhando com um banho, fui informado que tinha marcado o dia errado e perdi minha reserva. O hostel estava lotado assim como os outros cinco lugares que visitei. Em um deles um cara com bone do Che Guevara me ofereceu uma cama embaixo do balcao por 35 euros. Dormir embaixo do balcao por mim tudo bem, mas nao existe nenhuma chance de eu dar nem um centavo pra ninguem com bone de Che Guevara ou outro babaca de esquerda qualquer! Resolvi entao dar um volta e passando por um rua escura conheci tres irlandeses. Um deles estava usando uma fantasia rosa de ursinho carinhoso, um vestido de cowboy e o outro estava sem camisa num frio de menos de dez graus. Quando eu contei pra eles da situacao, eles me falaram que no hostel onde eles estavam haviam camas sobrando, entao me dirigi pra la.
Eles ate tinham cama sobrando, mas a eu tenho certeza que o povo que estava la nao pretendia usar essas camas pra dormir. O lugar era a maior zona que eu ja vi. Eu consegui fechar uma cama por 40 euros, o que era extremamente caro, mas pelo menos fiquei num quarto sozinho. Nao e tao dificil arrumar camas em Amsterdam, mas estamos falando de uma cama em Amsterdam no sabado de Halloween. Enquanto subia pra deixar minha mochila no quarto cruzei com o Scooby Doo, tres Smurffs e um negao gordo vestido de Branca de Neve. E e claro que a primeira coisa que fiz foi sair pra dar um volta e ver a cidade um pouco melhor. Passei por diversos "coffee shops" e janelas do red light district, mas maneiro mesmo foi a queda de um garoto chapado que estava andando de olhos fechados direto no rio. Tomei umas cervejas com meus amigos irlandeses e quando perguntei que horas eles tinham comecado a beber um deles respondeu "1978". Em seguida, me surgiu do nada um coroa escoces que devia ter uns 60 anos e comecou a falar de futebol no bar. Comecei a retrucar as comentarios dele a respeito do nosso esporte nacional e quando ele descobriu que eu era brasileiro simplesmente levantou e gritou: "Ordem e Progresso". Uma vez, duas vezes, tres vezes, quatro, cinco,.... dez vezes, ate que simplesmente saiu pela porta e foi embora. De onde ele tirou o "Ordem e Progresso" eu nunca vou saber.
No dia seguinte, a ideia era acordar cedo pra trocar de hostel e pegar o Free Walking Tour assim como fiz em Paris. O de Paris foi bom, mas esse foi ainda melhor. O tour foi tao bom que comecou a chover no meio e ninguem arredou pe. Quase no finalzinho do tour, tive meu momento Junior Baiano da viagem. Enquanto passavamos por um pequena ladeira com piso muito liso, escorreguei e desci a ladeira dando um carrinho criminoso que terminou com tres corpos estendidos numa poca. Eu e o casal que eu derrubei no caminho enquanto escorregava. Se tivesse algum juiz nos arredores, era cartao vermelho na mesma hora. Direto pro chuveiro.
Voltei pro novo hostel que era muito bom, tomei um banho e desci pra conversar com a galera. Encontrei um cara de Chicago que eu tinha conhecido em Paris e ele me falou que a boa era o "Pub Crawl" que existe em todas as cidades em que eu estive. A galera se encontra e vai pulando de pub em pub bebendo uma cerveja em cada um. So que em Amsterdam o negocio e tao intenso que quando deu a hora do Pub Crawl nem o proprio guia conseguia mais andar e o evento nao aconteceu. Conheci duas brasileiras e um brasileiro bem legais que tambem tinham acabado de se conhecer e rodamos um pouco na cidade vendo algumas das "vitrines" de Amsterdam: as janelas do Red Light District, onde as prostitutas se exibem. Como o negocio e ponto turistico, voce ve todo tipo de gente passando pelas vitrines. Casais com criancas, senhoras de idade e seres de genero indecifravel. Todo mundo passa rindo e apontando e e uma grande farra. Mas e importante falar que se voce tentar tirar fotos, sera alvo de projeteis de copos plasticos com urina dentro. Claro que eu tinha que tirar foto mais uma vez, mas dessa vez nao saiu legal. Eu aprendi uma coisa muito legal a respeito de Amsterdam. De acordo com nosso guia, eles tem um conceito chamado "plausible deniability" que diz que caso a atividade que voce esteja fazendo nao faca mal a ninguem (a nao ser vc mesmo), seja discreta e gere beneficio economico para a cidade que governa as leis aqui. Por isso, o pessoal libera de algumas drogas aqui, mas voce nao vai encontrar nenhuma loja de droga. Aqui voce tem lojinhas de cafe que vendem livremente e as pessoas sao livres pra consumir seus produtos dentro dessas lojas. Mas ninguem pode fumar cigarro comum nessas lojas porque e ilegal segundo a lei europeia. E por incrivel que pareca, eles levam isso extremamente a serio.
O dia seguinte amanheceu com tempo bem melhor e aproveitei pra ver tudo que queria em Amsterdam. Vi o museu do Van Gogh que foi uma boa porcaria e so serviu pra provar o quanto estou de saco cheio de arte, a casa da Anna Frank que foi a menina que escreveu um diario nos dois anos em que ficou escondida dos nazistas numa casa falsa em Amsterdam e por final a "igreja" mais importante da Europa, a Fabrica da Heineken. Foi incrivel! Eles tinham um simulador que leva o visitante a percorrer todo o caminho que a cerveja percorre desde o grao ate a mesa do consumidor. Conheci tres "mochileiras" paulistanas que levam o conceito de mochileiro sofisticado ao extremo. Uma delas tinha uma mochila so de cremes e a outra tinha uma bolsa so de botas e sapatos de frio que ela comprou so pra viagem. Elas nao podiam ver uma vitrine que o olho brilhava. Logo me despedi de minhas novas amigas "mochileiras" e segui pra estacao de trem pra pegar meu trem para Bruges que e a minha proxima parada.

No comments:

Post a Comment