Friday, November 13, 2009

Diario de Bordo II: Thiago na Champions League (22/10/2009)





O Couch Surfing(CS) e uma rede de relacionamentos que permite a quem quiser entrar em contato com pessoas do local em que pretendem visitar para ficar na casa delas. E um pouco estranho no primeiro momento, mas assim como outras redes de relacionamento , as pessoas sao graduadas por quem elas conhecem e relatam as experiencias com seus hospedes. Um dos poucos lugares que eu tinha certeza que iria era pra Granada, entao procurei alguem do Couch Surfing em Granada. Encontrei o perfil do Jose, um mexicano que mora ha quatro anos em Granada. Jose e um estudante de Granada, mas nao qualquer estudante, eles esta finalizando um Phd em Psicologia fazendo um paralelo sobre a incidencia de transtornos de personalidade em alguns paises da America Latina e Espanha Muito interessante.
Granada foi a ultima cidade mantida pelos mouros antes de serem expulsos da Espanha. E incrivel como a influencia deles esta em todo canto. O complexo da Alhambra e um dos lugares mais incriveis e bonitos que eu ja visitei. O Mirador tambem da uma perspective incrivel da Alhambra especialmente a noite.La voce pode sair de um castelo mouro antiquissimo e, apos alguns passos, entrar num castelo medieval bem a frente. Acordei de manha cedo e vendo a Alhambra de uma praca proxima a catedral escolhi a rua que parecia fazer uma reta ate ela e comecei a caminhada sem olhar o mapa pra nao tirar a mao do bolso, por causa do frio. Logo em seguida a rua desviou eu acabei andando uns tres quilometros a mais do que o necessario. Dentro da Alhambra temos os Castelos Nazaries que cada pessoa tem 30 minutos pra visitar. Enquanto eu estava na fila, um cara proibiu um senhor e uma senhora de entrar porque eles se atrasaram. Eu, inconscientemente e inocentemente, fiz um leve comentario em portugues e, ai vem a parte ruim de fazer turismo na Espanha, eles entendem um pouco de portugues. Eu dei uma virada na cara pro lado e meio que dei uma cantarolada e ao que tudo indica ou ele deixou barato, ou acreditou qu existe uma musica com os versos 'Mas que filho da p...'. O lugar foi infestado por uma praga do turismo mundial: os japoneses! Todos filmando e fotografando ou fazendo as duas coisas ao mesmo tempo. Eu nunca vi ninguem que assitisse mais de uma vez video de viagem. Video e um saco. Mesmo os videos de casamento acabam se tornando uma oportunidade de fazer graca do tio que ainda tinha cabelo ou de quem ainda nao tinha barriga.
Segui depois pra catedral de Granada onde temos o tumulo da rainha Isabel e do rei Fernando. Visitei mais alguns monumentos e fui encontrar com Jose que me apresentou a novos pontos altos da viagem: Vino de Malaga e cha marroquino. Por dois euros um marroquino escreveu meu nome em arabe que e um idioma muito bonito visualmente, so que tem um leve problema: eu nao sei qual lado que fica pra cima. Depois eu fiquei meio com a sensacao que esse negocio de nome em arabe e que nem aqueles bonequinhos de retirante que vendem no nordeste, todo mundo compra, mas nao fica bem em lugar nenhum da casa. Ainda tive a sorte de achar um lugarzinho que vendia uns alfajores sensacionais chocolate por fora, doce de leite por dentro. Acabei comendo uns cinco. Estava tocando Michael Jackson na loja de doces assim como nos bares, no onibus e em todos os lugares na Espanha. O rapaz da loja de doces falou que depois que ele morreu o pessoal na Espanha voltou a curtir muito. Aposto que se ele soubesse que ia fazer tanto sucesso depois de morto, ja teria dado um jeito de morrer ha muito tempo.
No dia seguinte, tinha que seguir pra Madri. Quando voce tem dois metros aprende a observar as pessoas esperando no onibus ou no aviao pra ver as chances de alguem muito grande ou gordo sentar ao seu lado. So vi gente pequena e fiquei satisfeito, mas como era de se esperar o unico gordo no onibus tinha comprado a passagem para viajar do meu lado. E incrivel que em alguns pontos ao lado da estrada vemos sitios arqueologicos romanos sendo escavados enquanto passamos. A estacao de onibus e muito confusa e integrada. Como eu nao conseguia achar o metro comecei a me comunicar num portunhol cheio de gestos com as pessoas o que me ensinou uma coisa muito importante sobre a natureza humana: fome, sede ou dor de barriga fazem com que qualquer ser humano seja capaz de se comunicar em qualquer idioma com qualquer outra pessoa no mundo. Junte um pouco dos tres e foi isso que me deu forcas pra chegar no local em que ficava o albergue em poucos minutos. Ficava por que nao fica mais. O meu livro estava desatualizado, pois eles tinham mudado fazia duas semanas. Pra melhorar quando liguei do meu celular da Espanha so descobri que o albergue tinha mudado de lugar e acabou o credito, rodei um bocado e encontrei um telefone publico que me permitiu pegar o endereco e achar o lugar.
Confesso que esperava mais de Madri. Descobri os bocadillos de jamon que sao sanduiches de presunto que vendem em todo canto aqui. O presunto e muito bom e eu ja comi uns quatro hoje. Rodei um pouco na cidade e fui encontrar um amigo que malhava na Pro Forma e se mudou pra Madri faz tres anos. Segundo ele, um dos pontos altos da Espanha se exemplifica na seguinte situacao: se um rapaz de classe media no Brasil comeca a namorar uma menina que trabalha de gari, no minimo esperamos comentarios como 'Que isso, meu filho? Vc estudou.', enquanto que aqui e so mais uma profissao como qualquer outra.
Conheci um chines (Jason) e um argentino (Martin) muito gente boa no Hostel. O argentino tambem estava sozinho e assim como eu tinha uma prioridade em Madri: visitar ao Estadio do Real Madri. O irmao do Martin mora no Brasil e ele fala bem portugues, mas se limitava a dois comentarios 'Que lindo!' pra tudo de bom que acontecia e 'Que loco!' pra tudo de ruim.
No dia seguinte, fomos cedo ao estadio Santiago Bernabeu e o que achavamos que seria um passeio de 40 minutos se estendeu por quase quatro horas. Testemunhei diversas grosserias de segurancas do estadio com diversos senhores e senhoras e fiquei com uma impressao pessima do povo de Madri. A visita foi um show e descobrimos que, no dia seguinte, haveria uma pelada no estadio, um tal de Milan ia a Madri pra jogar pela Champions League. Esse dois clubes sao os que mais ganharam essa competicao, a mais importante competicao de clubes do mundo e juntos detem 16 titulos. Como a bilheteria so abria a tarde, fui almocar com meu novo amigo argentino (nao sei porque, mas amigo e argentino na mesma frase nao combinam...) que e outro pao duro de marca maior e me levou num lugar de kebab. Eu, com minha capacidade criativa inigualavel, criei ate um tema pra campanha publicitaria do restaurante: 'Kebab, porque a fome e o melhor tempero!'.
Infelizmente depois imaginei que,como levamos dez minutos de metro ate o Santiago Bernabeu, conseguiria refazer o caminho a pe pra comprar o ingresso e ate consegui, so que o estadio ficava a dez quilometros de onde eu estava e estava chuviscando. Cheguei todo molhado e cansado. Pra minha surpresa ainda tinha ingresso. Em seguida, fui ao Museu do Prado que e simplesmente deslumbrante. Eu nunca tinha visto nada igual. Na volta ja dava pra sentir o clima do jogo em Madri. Estava cheio de gente com camisa dos dois times e os italianos se faziam notar pela algazarra que faziam em todo canto. A cidade tambem foi invadida por brasileiros que estavam de passagem e resolveram assistir o jogo.
Comprei uma camisa do Real Madri pra usar no jogo, um modelo azul muito bonito. So depois que eu me liguei que a camisa azul nao ia ficar legal com meu casaco verde.
No dia seguinte fui no Palacio Real que e muito bonito e fiquei na concentracao pro jogo. Chegando no jogo, subi uns noventa lances de escada pra chegar ao meu lugar. Tava um frio do cacete, ai foram ligados aquecedores pra parte superior da arquibancada, tudo muito legal. Nisso, nao e que me chega um cara e senta da cadeira do meu lado, tira o casaco e esta usando por baixo uma camisa com os dizeres: 'O Vasco nao pode parar.' .Me mijei de rir! Ele se chamava Mario e estava com a noiva de ferias na Espanha. FIcamos comentando sobre a baixa qualidade tecnica do jogo que foi um lixo. Fazia tempo que eu nao via um jogo ruim assim e olha que eu torco pro Botafogo... A vitoria do Milan foi decepionante pros fas do Real, mas foi muito legal ver os torcedores lado a lado.
Passei por uma confusao digna de Maracana pra pegar o metro de volta pro hostel e aconteceu uma coisa muito interessante. Tava todo mundo esperando fazia uns cinco minutos pra reabrirem a estacao porque estava cheio pra cacete, ai eu que nao queria tirar o casaco porque estava com a camisa do Real Madri no meio da torcida do Milan fiquei meio de saco cheio e mandei um 'Vambora, mermao' e um dos caras do Milan que estava do meu lado gritou 'Avante Milan' e ai comecaram a cantar, gritar e pular. Senti como se tivesse comecado a baderna. Ai comecou um empurra, empurra do cacete e eles deixaram todo mundo passar. Levou duas horas pra fazer o percurso que eu havia feito em quinze minutos na ida.
No dia seguinte acordei pra chegar na estacao de trem as 10h so que o trem das 10:30 ja estava lotado e o de 12:30 tambem, o que me obrigou a ficar 4h esperando o trem seguinte. Pra fazer hora, fui tomar um cafezinho e depois de mais uma grosseria de uma das atendentes com um cliente, percebi que uma outra moca tambem tinha ficado com uma cara de susto enquanto que as outras pessoas continuaram como se nada tivesse acontecido. Eu virei pra ela e perguntei se ela era espanhola e ela riu e falou que era colombiana. Ela estava tentando comprar uma passagem para ela ir com o marido e o filho que estavam no hotel pra Barcelona, mas ficou assustada com as coisas que viu que nem eu. Ela morou dez anos em Nova York e largou tudo pra ser fotografa que era o sonho dela e agora trabalha com o marido que e reporter esportivo, o emprego dos sonhos de qualquer garoto.
Agora estou escrevendo de dentro do trem no caminho pra Barcelona a 300km por hora. Deixa eu ir la que eu quero tirar um cochilo...

No comments:

Post a Comment