Entao eu chego em Barcelona. Fiquei num hostal indicado pelo meu novo amigo argentino que aparentemente tinha otima localizacao.O hostel era um pouco pior do que o de Madri, muito mais pelas pessoas que estavam no meu quarto do que pelo lugar em si. Diferente do hostel de Madri, nao consegui vaga num quarto com menos camas e fiquei num quarto de oito camas. De cara, me assustou a bagunca que umas tres australianas fizeram com tudo espalhado no chao. No meu quarto ainda tinha um chines, um coreano e duas brasileiras. Uma delas chegou no meio da noite e fez um barulho do cacete. Sem duvida o que mais me surpreendeu em Barcelona nao foi nenhum dos monumentos, parques, museus ou igrejas e sim a capacidade de um coreano de 1,60m molhar ate o teto do banheiro quando tomava banho. No segundo dia, ele deixou uma poca no meio do quarto de agua que escorreu do banheiro pro quarto porque o ralo nao deu vazao(!).
De cara cheguei e fui dar uma volta na La Rambla pra ver a cidade e realmente fiquei surpreso, nao so com a beleza, mas com o clima, a simpatia das pessoas e principalmente pela possibilidade de testemunhar jovens empreendedores de rua tendo sucesso. Madri e Sao Paulo, Barcelona e Rio de Janeiro. Voce ve camelos na rua, a 'guarda municipal' perseguindo os caras, diversos caras vendendo drogas na rua e, principalmente, se voce parar por cinco minutos ve todos os 'jovens empreendedores' que eu falei utilizando uma 'estrategia de negocios' muito interessante. Um deles fica com um brinquedinho que joga pra cima no meio da La Rambla e o brinquedinho tem um helice que faz ele ir descendo devagarzinho. Nesse momento, todos os gringos que estao passando olham pra cima e ficam vendo o negocio descer devagarzinho enquanto um outro rapaz passa esbarrando e levando a carteira de todo mundo que da mole. Matou um pouco minhas saudades do Rio.
Em Barcelona, eu cheguei em cismei que ia comer uma boa paella. Entrei num restaurantezinho que pareceu legal e pedi uma paella valenciana. Entao, o garcom italiano muito simpatico perguntou se eu nao queria uma tapa de entrada e eu falei que sim, ele ofereceu o presunto e eu concordei novamente. O presunto estava realmente muito bom, mas tao bom que eu quase pedi mais, mas imaginei que ja seria o suficiente porque na paella vem coisa pra cacete. Veio a paella e estava maravilhosa. Pedi a conta e nao consegui entender como a paella custava 15 euros e outra coisa havia custado muito mais. Pedi que o rapaz me explicasse e ele entao me explicou que me serviu o melhor presunto da casa. Eles tinham presunto de cinco, de oito, de quinze, mas, obviamente, ele me serviu o presunto que custava 22 euros por uma porcao ridicula. Primeiro foi um choque, mas depois pensei que tinha sido realmente muito bom e talvez eu estivesse precisando de algo assim pra me libertar da minha pao durice, afinal o presunto so faltava mugir. Paguei e fui dar uma volta experimentando uma sensacao de liberdade inedita na minha vida... que durou mais ou menos uns 30 minutos. Demorei pra dormir pensando na cagada que era pagar mais de 50 reais numa porcaozinha de presunto. Acordei no meio da noite com pesadelos de um presunto espanhol roubando minha carteira. Se pelo menos o cara tivesse servido o presunto de oito euros. O tempo passava e so um assunto povoava meu pensamento: 'Italiano filho da p...'.
Mas Barcelona e mesmo incrivel. Acordei e fui no museu do famoso pintor, escultor, ceramista que possui o nome com maior potencial para trocadilhos da historia da arte, Pablo Picasso. Eu que achava os trabalhos dele uma porcaria antes, comecei a entender. O cara desenhava pra caramba, mas seguiu para uma linha de trabalho diferente revolucionando a arte moderna. Em seguida, visitei a Igreja da Sagrada Familia, uma obra de Gaudi que comecou a ser construida em 1890 e so acabara em 2030. Nao da pra descrever a grandiosidade do projeto com palavras. O parque Guell tambem e muito bonito e e onde Gaudi morava. Vale a visita.
Guardei pra tarde o paseio mais importante de Barcelona: a visita ao Camp Nou, estadio do Barcelona. Mas como era muito menos organizado do que o do Real Madri, fiquei um pouco decepcionado.
Na volta pro hostel, vi uma camisa que era a cara de uma pessoa que eu conheco e entrei na loja pra ver quanto custava. A loja era de um indiano. Os indianos adoram ficar negociando e se voce ficar la com cara de que nao vai levar, ele vai baixando o preco ate voce comprar. A camisa custava 15 euros, mas por 25 euros eu levei tres camisas, sendo que uma do Brasil do ano passado e outra do Arsenal de 2007, as duas oficiais.
Tinha ouvido falar de um show de aguas na Font Monjuic, toda sexta a noite. Como eu tava de bobeira, dei uma passada pra ver um pouquinho. E essa foi, ate agora, a surpresa da viagem. Foi increditavel. Se alguem for visitar Barcelona, faca questao de estar la na sexta e ir na Font Montjuic as 20h. O lugar e maravilhoso e eles botaram varias musicas legais e sincronizaram o som com um show de movimentos das aguas e luzes coloridas. Muito maneiro mesmo. Na volta pra me 'punir' um pouco por nao ter perguntado o preco na noite anterior eu me obriguei a comer um lugar mais barato, o que me leva a outra recomendacao pra quem visitar Barcelona: nao pecam paella num restaurante chines. Eu sei que a maioria das pessoas nao sao idiotas o suficiente pra fazer isso, mas enfim vale a lembranca. Nisso, estava eu desfrutando uma paella que mais parecia um amontoado de isopor amarelo quando encontrei com um amigo do meu irmao passeando na La Rambla. Sacanagem nao, o mundo e um ovo mesmo! Eles acabaram seguindo pra noitada e eu voltei pro albergue pra dormir e me preparar pro meu ultimo dia de Espanha.
Meu ultimo dia de Espanha foi bem tranquilo. Tirei o dia pra ir a lugares como o Museu de Arte Catala, o Poble Espanyol e a Fundacao Joan Miro. O primeiro foi bom, o segundo foi otimo e o terceiro uma bosta. Nao entendo como alguem pode admirar um troco daqueles. Eu sigo um conceito simples de arte: se eu sou capaz de fazer nao pode ser arte. E simples assim. Foi sem duvida o pior programa da viagem ate agora. Foram os nove euros mais jogados fora da viagem. E melhor perder dinheiro do que ir numa porcaria dessas. O dia foi muito cansativo e estava muito calor, mas tudo bem. Eu embarcaria do aeroporto de Girona e tinha uma estacao chamada Girona, duas estacoes do metro depois de onde eu estava. Show de bola, mas resolvi perguntar pro cara do hostel quanto tempo eu levaria ate o aeroporto de Girona e ele falou que algo como uma hora e meia para depois me explicar que esse aeroporto era em outra cidade, essa sim a verdadeira Girona. A boa noticia e que se eu corresse ainda conseguiria pegar o voo. Corri pra cacete e consegui pegar o voo. Cheguei 3 minutos antes de fecharem o balcao e 33 minutos antes do voo sair. A vantagem de viajar com as empresas aereas de baixa tarifa aqui na Europa e que elas sao muito mais baratas que os trens e mais rapidas, mas a desvantagem e que elas costumam usar aeroportos alternativos muito distantes das cidades principais. Para vir de Barcelona para Paris, gastei 2 h 30 min e 25 euros de onibus porque o aeroporto da Ryanair em Paris tambem fica a 1 h 30 min da cidade. Mas de qualquer forma, quando eu cheguei em Paris e vi de longe a Torre Eiffel foi realmente emocionante. Aquele momento tinha um siginificado especial porque ha exatamente um mes eu tinha decidido viajar. E enquanto todos dormiam no onibus eu estava viajando nos meus pensamentos, aproveitando a chance de realizar um sonho que nao tinha nada de impossivel, mas que era impensavel para mim ate pouco mais de um mes atras.
Paris foi muito tranquilo ate o onibus encostar, mas ja comecou a complicar quando eu tive que pegar o metro. Nada e facil aqui. Comprar o bilhete de metro aqui e um suplicio, mas com a ajuda de uma menina que estava passando consegui faze-lo. Cheguei na estacao onde eu deveria saltar e nao fazia ideia de como chegaria no hostel ate que ouvi alguem dizer 'Ba, Tche!' passando perto de mim. Ja virei perguntando se eram brasileiros e descobri que por acaso eles estavam no mesmo hostel que eu. Esse albergue e simplesmente sensacional. E sem duvida o melhor que eu ja vi. Os caras tem bar e boate dentro do hostel. Tomei um banho e desci pra tomar uma cerveja com os dois caras do sul. No dia seguinte, eu e os caras do sul estavamos nos preparando pra fazer o tour gratuito do hostel quando passou mais uma brasileira e se juntou a nos. O tour gratuito e muito legal, a guia mostra os principais pontos turisticos da cidade e depois quem quiser da um trocado como gorjeta. Foi muito legal. Apos o tour, subi no arco do triunfo e dei uma rodada na Champs Elysee. Muito maneiro. No dia seguinte, fui a Notre Dame, Sacre Coeur e Torre Eiffel. Notre Dame e Sacre Coeur sao mais igrejas e o saco de igreja ja ta cheio. A Torre Eiffel e realmente incrivel e o mais incrivel e estar la em cima e sentir a torre balancar com o vento. A visao do topo e incrivel e como consegui subir numa hora boa, vi o por do sol la de cima. Esse e um daqueles momentos na vida em que voce fica maravilhado e quando vai entender o que realmente aconteceu, ja acabou. Paris e incrivel. Nao tenho palavras pra descrever. E engracado como o frances de Paris e tao vaidoso quanto o espanhol de Madri, mas numa forma diferente. O espanhol e vaidoso, mas de uma forma mais descolada e atual, enquanto que o frances e vaidoso, mas de uma forma mais classica e convencional. E o frances nao se contenta em se vestir bem para ele alem disso eles fazem questao de te olhar de cima a baixo com um olhar que diz 'Voce nao esta bem vestido', que foi rebatido todas as vezes com um olhar que sutilmente dizia 'Voce fede!'. E como fedem. Aqui todo mundo se arruma todo e ai entra no metro que e aquecido so que nao vao ficar tirando e colocando toda aquela roupa e ai e que comeca aquela catinga de cachorro molhado pra tudo que e lado. Quem quiser uma dica sobre Paris, eu dou a principal, nao sente no metro. De pe voce consegue respirar o ar um pouco mais fresco. Acho que vale a pena mencionar que nao faz muito tempo que o presidente da Franca foi a televisao pedir que todos tomassem pelo menos um banho por semana.
Tem umas coisas de albergue que sao realmente curiosas. A maioria das vezes, vc esta num quarto com cinco pessoas e no dia seguinte no mesmo quarto com cinco pessoas totalmente diferentes. Entao, eu cheguei num quarto com cinco caras tranquilos e no dia seguinte abri a porta para ver a Cher e a Tina Turner no meu quarto. Eu confesso que demorei pra descobrir se eram homens ou mulheres. No outro dia, estava deitado e chegou um cara da Suecia muito gente boa que trabalha pra ONU. Ele esteve no Iraque e perdeu a mao num ataque a bomba no hospital que trabalhava em Bagda. Isso porque o cara so tem 25 anos, mas ja trabalhou na Jordania, Afeganistao e Iraque. Comecamos a bater papo entrou mais gente e acabamos todos no bar do hostel tomando cerveja de pijama. Muito melhor que qualquer hotel que eu ja fiquei na minha vida. Depois de viajar assim vai ser muito dificil voltar a ir pros tradicionais e chatos hoteis e pousadas. A parte ruim e passar pelo que eu passei em Madri em que uma gordinha alema maluca abriu a janela do quarto pra arejar as seis horas da manha. Acordei batendo queixo de labio roxo com um frio do cacete gritando em portugues que estava muito frio, que eu era do Rio e tudo que ela conseguia responder e que era de Dusseldorf. Ou o caso do coreano que e um Sao Bernardo no banho. Aqui em Paris, eu cheguei um dia no quarto e estava um cheiro horrivel e tinha um corpo numa cama todo coberto com um lencol branco. Achei que tinham matado alguem quando de repente me pula de debaixo um indiano gripado com conjuntivite. Foi um susto do cacete! Mas enfim deixa eu me arrumar pra ir pra Londres. Au revoir.
No comments:
Post a Comment